Bom dia Galerinha esta no ar o especial MUDDY WATERS que o nosso amigo #RenanStark preparou pra gente hoje, programa CAFÉ COM BLUES, aproveitem e confira a programação de hoje, na sequencia teremos #HillBillyRawHide no programa Frequência
McKinley Morganfield, nasceu a 4 de abril de 1915, em Rolling Fork, Mississipi, EUA, região do Delta do Mississipi, berço de uma tradição de blues,começou tocando harmônica na sua juventude, mas influenciado por nomes como Charlie Patton, Son House ou Robert Johnson que começou a tocar guitarra e desenvolveu seu estilo característico.
Primeiras gravações datam de 1941, por Alan Lomax, estudioso da música “folk” norte-americana, que além de registrar o trabalho de Muddy, registrou uma série de outros temas para a biblioteca nacional norte-americana, entre as quais “I Be’ s Troubled”, nada mais é que o clássico I Can’t Satisfied em se e “Country Blues”. Mais tarde Muddy passou a se estabelecer em Chicago, onde tocava como guitarrista de apoio em clubes da cidade.
Sua estréia a solo deu se em 1948, com o single “I Can’t Be Satisfied/I Feel Like Going Home” Pela lendária gravadora Chess Records. Após seu primeiro single, suas gravações ainda permaneceram calçadas no blues tradicional do Mississipi “Rollin’ Stone” (Título que originou o nome de umas das maiores bandas de rock do mundo), “Standing Around Crying”, e “Honey Bee”.
Bloco 01
Já em meados de 1950 tornou o expoente máximo da fusão do blues tradicional do Mississippi com a sonoridade eclética e eletrificada de Chicago, Combinando o blues rural com um moderno som urbano. Com a sua banda formada pelo guitarrista Jimmy Rogers, o gaitista Little Walter, o baixista Willie Dixon e o pianista Otis Spann, gravou classicos como “I Just Want To Make Love To You”, “Hoochie Coochie Man”, “Louisiana Blues”, “You Can’t Lose What YouAin’t Never Had”, “Got My Mojo Working”, “Mannish Boy, entre outros.
O seu primeiro álbum apenas surgiu em 1958 e foi uma coletânea dos seus singles de sucesso, intitulada The Best Of Muddy Waters. Mais tarde Waters e outros artistas de blues de sua geração tinha sido descoberto e ocupado por um novo público, jovem, branco e de classe média que tinha nascido do renascimento da música folk da década de 1950 e inchou ainda mais a Alguns anos mais tarde pelo boom de blues britânico
Bloco 02
O palco estava montado para o próximo desenvolvimento da música, rock-and-roll e suas ramificações e permutações
Após Muddy deixar a lendária ‘Chess Records’, em 1977, Muddy Waters lançou seu triunfante álbum de retorno ‘Hard Again”, álbum ganhador do Grammy Award, pela ‘Blue Sky Records’, um selo operado por um de seus jovens pupilos, o guitarrista e vocalista Johnny Winter, que revitalizou o blues moderno, trazendo Muddy Waters para uma nova geração e apresentando uma banda com músicos consagrados, dando inicio a uma turnê mundial. Waters trabalhava quase de forma ininterrupta, dando do seu melhor até onde as circunstâncias conspiraram para não mais permiti-lo, paixão e convicção de que só ele poderia reunir. Ele levou sua mensagem aos inúmeros ouvintes, pela primeira vez em Chicago, em seguida, todo o resto os EUA e, finalmente, o mundo.
Bloco 03
No dia 30 de abril de 1983, Waters faleceu tranqüilamente enquanto dormia em sua casa no subúrbio de Westmont Illinois. América perdeu um dos maiores, mais influentes músicos e duradoura importante do século, um que tinha reformulado o blues, o guiou por um novo caminho e, por meio da influência que ele exerceu sobre tantos outros que o seguiram como um dos pioneiros da moderna música popular. sua influência estendeu-se ainda aos domínios do rock e a artistas como Chuck Berry, Bob Dylan, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck ou os RollingStones.. Em1980, foi introduzido no Blues Foundation’s Hall of Fame e, em 1987, entrou para o Rock & Roll Hall of Fame.
Letz Zep Inglaterra reconhecida por Robert Plant e Jimmy Page, 15 de junho (sábado) 3º lote – R$55 Soc. Abranches – Trésor Eventos antigo Moinho também em São Paulo HSBC Hall 14/06
Plagio: Willie Dixon e Muddy Waters, Whola Lotta Love Robert Plant colocou a melodia da música “You Need Love” Willie Dixon, e You shook me The Doors, os Rolling Stones, Cream Willie Dixon nunca recebeu o pagamento relativo a direitos autorais, até que na década de 70 ele e Muddy Waters processaram a ‘Arc Music’ plagiou também BLIND WILLIE JOHNSON, HOWLIN WOLF, JOAN BAEZ, LEADBELLY, LITTLE RICHARD
Bloco 04
Referencias:
http://www.muddywaters.com/bio.html
baudoroque
http://crossroadsclub27.blogspot.com.br/
http://www.bandit59.blogspot.com.br/